segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Notícias Internacionais



Egito contra judeus
            A Alta Corte Administrativa do Cairo confirmou no dia 5 de junho um veredicto que cancela a nacionalidade de egípcios casados com mulher israelense, apesar da paz assinada com Israel há mais de 30 anos. O veredicto da Alta Corte não é passível de apelação.
Igreja Ortodoxa Russa combate darwinismo
            As lideranças da Igreja Ortodoxa Russa fizeram um apelo para que seja extinto o “monopólio do darwinismo” nas escolas do país. Os religiosos desejam que explicações da Criação devem ser ensinadas ao lado da teoria da evolução. “Chegou a hora de acabar com o monopólio do darwinismo e da ideia enganosa de que a ciência em geral contradiz a religião. Essas ideias devem ser relegadas ao passado. A teoria de Darwin ainda continua sendo teoria. Isso significa que ela deve ser ensinada às crianças como uma entre várias teorias, e as crianças devem conhecer outras teorias também”, disse o arcebispo Hilarion, durante palestra em Moscou.
Sodomia na Islândia
            Os membros do parlamento islandês aprovaram no dia 11 de junho, por unanimidade, uma lei que autoriza o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo. A lei do “casamento neutro” significa o fim da norma sobre casais de fato, vigente desde 1996. Com a nova lei a Islândia se transformou no nono país a permitir a união entre homossexuais, após a Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia e Portugal. A nova legislação entrou em vigor desde 27 de junho. A primeira ministra islandesa, Jóhana Sigurdardótrir, se tornou a primeira chefe de governo do mundo a assumir a homossexualidade.
 _________________________________________________________
Notícias extraídas do Jornal Mensageiro da Paz. Número 1503 de agosto de 2010. Página 12

domingo, 29 de agosto de 2010

Agenda de 30/08/2010 à 05/09/2010

Segunda-feira - 30/08 - Culto Joven às 19:00h
Escalado: escala de preleitores
Órgãos escalados:
Discipulado
União de Adolescentes Nova Aliança
Órgãos Convidados

Atenção: Amanhã não háverá Círculo de Oração devido a festividade que será na quinta-feira a partir das 12:00h.

_______________________________________

Terça-feira - 31/08 - Oração para Mocidade às 19:00h
Dirigentes: Guiomar França e Vasti Barbosa
Órgãos escalados:
Campanha
União de Adolescentes Nova Aliança
Discipulado
TODA MOCIDADE
______________________________________

Quarta-feira - 01/09 - Campanha Estadual de Oração - Culto de Oração às 19:00h
Escalado: Pb. Kerginaldo Paulo da Silva
Todos os órgãos estão escalados

______________________________________

Quinta-feira - 02/09 - Culto pela Campanha Evangelizadora às 19:00h (local a saber)


A Campanha Evangelizadora sai normalmente às 19:00h.

______________________________________
Sexta-feria - 03/09 - Culto de Doutrina às 19:00h
Escalado: Pr. José Carlos Campos
Órgãos escalados:
União de Adolescentes Nova Aliança
Discipulado
Grupo Novo ALvorecer
Coral Vozes de Jerusalém

_______________________________________
Sábado - 04/09 - Culto pela Campanha Evangelizadora às 19:00h (local a saber)


A Campanha Evangelizadora sai normalmente às 14:00h.
_______________________________________

Domingo - 05/09

*Manhã - Escola Bíblica Dominical

Lição 10- O Ministério Profético no Novo Testamento

*Tarde - A Campanha Evangelizadora sairá ao campo normalmente às 13:30h

*Noite - Culto de Pregação
Escalado: Ev. Nadjackson Saraiva
Órgãos escalados:
Coral Vozes de Jerusalém
Conjunto Musical
União de Adolescentes Nova Aliança
Coral Juvenil Getsêmane
Harmonia Celeste

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Remanescentes e a Falsa Religiosidade


Qualquer cristão honesto que olhe para situação da Igreja atual como um todo, no Brasil e no mundo sabe: as igrejas não estão plenamente saudáveis. O pecado está brotando e se enraizando profundamente, destruindo, dividindo, invertendo valores bíblicos e fazendo de algumas igrejas em sistema manipulado por pessoas tomadas por um espírito que certamente não é o de Deus. É por isso que a imoralidade sexual, adultério, fornicação e divórcio se tonam tão comuns em alguns lufares. Heresias e sectarismo aumentam.
                Há muitos frequentadores de igreja rebeldes, egoístas, avarentos, profanos, desonestos, caluniadores, fofoqueiros, mentirosos, de vida dupla, hipócritas, relaxados e desleixados com as coisas espirituais. No púlpito, a teologia da prosperidade encontra no evangelismo brasileiro seu maior expoente. Muitos pregadores preocupando-se mais com o material do que com a exposição clara, correta e sadia da Palavra de Deus. Fala-se o que o povo quer ouvir, não o que precisa ouvir. Sacerdotes profissionais vendem suas consciências, profetas de conveniência profetizam mentiras.
                Mas, há também, graças a Deus, os genuinamente convertidos. Estes buscam sinceramente o Senhor, são compromissados com a Palavra, não visam o seu bel prazer, querem que o Senhor cresça e que eles diminuam (Jo 3.30), não se dobram diante de baal ( IRs 18.19), não se curvam perante a estátua de Nabucodonosor (Dn 3) e não se importam se Deus vai conceder ou não, pois, O servem por causa do que Ele é, e não apenas pelo que faz. Aqui e acolá, os remanescentes resplandecem como astros no firmamento (Fp 2.15) no meio de uma geração corrompida. Há “7 mil que não se dobram”, Micaías que profetizam só o que Deus mandar (I Rs 22.14). Sim, ainda há remanescentes. Você é um deles?
Fonte: Mensageiro da Paz nº 1.503 - Agosto de 2010. Página 6. Escrito por Sérgio Pereira (professor de teologia e pastor na AD em Joinville (SC)).

Subsídio Lição 09 - Jesus - O Cumprimento Profético do Antigo Pacto

Leitura Bíblica em Classe

Atos 3.18-26


I.Figuras Proféticas
II. Instituições Proféticas
III. Profecias Diretas Acerca do Nascimento de Jesus

Prezado professor, a tarefa deste domingo será estabelecer ao seu aluno a centralidade do Senhor Jesus Cristo em toda a realidade cristã. Ele é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento e o autor dos ensinos neotestestamentários. No estudo de Cristologia não se pode depreciar Cristo, centralizando sua humanidade, em detrimento de seu atributo divino. Para os cristãos, Jesus Cristo é o Rei, sacerdote e profeta, mas também o “cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” e reviveu (Ap 13.8).
No estudo cristológico, um dos mistérios mais profundos da fé cristã é a união de duas naturezas em Jesus Cristo: a Humana e a Divina. Dos séculos III d.C. a V d.C. e XVI – XIX o significado de Cristo foi exposto em diversas facetas, conforme comenta o historiador Cairns: 


Têm havido diferentes interpretações desta maravilhosa Pessoa, Cristo, que nos é descrita literalmente nos Evangelhos. Durante os grandes períodos de controvérsia teológica, entre 325 e 451 e entre 1517 e 1648, os homens procuraram interpretar Cristo em termos de credos. Os místicos o vêem como o Cristo da experiência pessoal e imediata. Outros, nos séculos XVIII e XIX, falaram dEle como o Cristo da história e procuraram despi-lo do sobrenatural a fim de poderem ver nEle apenas uma pessoa humana. O verdadeiro cristão o vê sempre como o Cristo de Deus.
A fim de fazer distinções e dar respostas aos cristãos e a sociedade da época, as igrejas começaram publicar documentos de confissões da fé, através dos concílios, ao longo da história cristã: os Credos. Acerca disso Cairns destaca:
O método adotado pela Igreja para resolver as diferenças fundamentais de interpretação sobre o significado da Bíblia foi a realização de concílios ecumênicos ou universais [...]. Houve sete concílios que representaram a Igreja Cristã toda. Os grandes líderes da Igreja de todas as partes do Império representaram suas respectivas regiões e participaram na busca de solução para os problemas teológicos que preocuparam os cristãos nesta época.
O prezado professor pode perceber que hoje temos a facilidade de confessar a humanidade e a divindade de Jesus Cristo sem maiores desconfortos. Mas há alguns séculos não era assim. Por isso é importante que seus alunos tomem conhecimento da relevância de estudar a Pessoa de Cristo diretamente nas Escrituras. E para esse labor a Profecia tem um papel preponderante.

O estudo da Profecia Bíblica introduzirá a compreensão das diferenças, sobre o Messias (Jesus Cristo, entre o Cristianismo e o Judaísmo. Por exemplo, Jesus é chamado o “Cristo” (Messias, o “Ungido”). Esse título está inserido em toda perspectiva judaica proveniente dos livros canônicos e profecias específicas, proferidas, pelos profetas. Quando o cumprimento dessas profecias é descrito em o Novo Testamento, na encarnação, vida, ministério, prisão, morte e ressurreição de Jesus, a revelação cristã é estabelecida e fazendo-se distinta do Judaísmo. Sobre essa diferença o teólogo David R. Nichos comenta:
O Judaísmo espera que o Messias desempenhe um papel de destaque na libertação política da nação; o Cristianismo ensina que Jesus é verdadeiramente o divino Messias, embora tenha recusado o governo político na sua primeira vinda – o que, na teologia cristã, como realidade futura, leva à necessidade da segunda vinda. São duas verdades baseadas, obviamente, nos ensinos de Jesus relatados em o Novo Testamento. As duas vindas de Cristo são dois pólos no plano de Deus, sendo cada um deles necessário para o quadro completo de Jesus, o divino Messias. Essa divisão das profecias não é possível na teologia do Judaísmo e continua sendo uma grande barreira entre os dois sistemas.
O cumprimento profético da pessoa de Jesus Cristo é a chave para um verdadeiro estudo de sua Humanidade e Divindade. Ao longo do texto bíblico é possível ver Cristo como o Servo, o Profeta, mas também como o Senhor e Cristo, o Logos, o Filho do Homem e o Messias.

Professor prepare o seu aluno para conhecer a realidade da revelação de Deus ao homem. Diga a ele que, diferentemente de outras religiões onde sempre apresenta o homem em busca de Deus, Jesus Cristo representa o ato mais impensável e absurdo de toda a existência humana: Deus, por iniciativa própria, encarnou na humanidade fazendo-se plenamente “Emanuel - Deus Conosco”. 

********************************************
Para fazer o download dessse subsídio clique aqui.
Para fazer o download do subsídio enviado pelo Templo Central clique aqui.
********************************************
 

domingo, 22 de agosto de 2010

Agenda de 23/08/2010 à 29/08/2010

Segunda-feira - 23/08 - Culto Joven às 19:00h
Escalado: escala de preleitores
Órgãos escalados:
Discipulado
União de Adolescentes Nova Aliança
Órgãos Convidados

Círculo de Oração durante o dia - Escalado: Pb. Edonias

_______________________________________

Terça-feira - 24/08 - Oração para Mocidade às 19:00h
Dirigentes: Guiomar França e Vasti Barbosa
Órgãos escalados:
Campanha
PROATI
Discipulado
TODA MOCIDADE
______________________________________

Quarta-feira - 25/08 - Campanha Estadual de Oração - Culto de Oração às 19:00h
Escalado: Pb. Kerginaldo Paulo da Silva
Todos os órgãos estão escalados

______________________________________

Quinta-feira - 26/08 -  Culto pela Campanha Evangelizadora na casa da irmã Maurenir às 19:00h
Escalados: Moisés Mendes e Israel Matias

A Campanha Evangelizadora sai normalmente às 19:00h.

Culto Reâmpago na casa da irmã Maurenir às 18:00h
Escalados: Elianderson e Eliabe

______________________________________
Sexta-feria - 27/08 - Culto de Doutrina às 19:00h
Escalado: Pb. Luciano Dionísio
Órgãos escalados:
Ubião de Adolescentes Nova Aliança
Discipulado
Harmonia
Coral Vozes de Jerusalém

_______________________________________
Sábado - 28/08 - Culto pela Campanha Evangelizadora na casa do irmão Severino Maciel às 19:00h
Escalados: Amaro José e Alexandre França

A Campanha Evangelizadora sai normalmente às 14:00h.
_______________________________________

Domingo - 29/08

*Manhã - Escola Bíblica Dominical

Lição 09 - Jesus - O Cumprimento Profético do Último Pacto

*Tarde - A Campanha Evangelizadora sairá ao campo normalmente às 13:30h

*Noite - Culto de Missões/Mocidade
Escalado: Pb. Walson Sales
Órgãos escalados:
Coral Vozes de Jerusalém
Conjunto Musical
União de Adolescentes Nova Aliança
Coral Juvenil Getsêmane
Discipulado

7º Seminário para Família - Estudos para Jovens

Enquanto em Águas Compridas 1 acontece o 7º Seminário para família em Córrego do Abacaxi tem Estudo para os Jovens. Deus trata com os pais em Águas Compridas 1 e fala com os filhos em Córrego do Abacaxi. 

São sete anos de mesagens de edificação cristã. Mensagens estas que não só tem abençoado os lares cristãos mas a todos que vêm para ouvir a aprender mais sobre como cuidar da sua família aos olhos da Palavra de Deus. 

Para os jovens que gostaram dos estudos e para aqueles que não puderam ir podem agora baixar os estudos e lê-los em casa, dividir com os amigos e incentivar a outros para irem aprender mais da Palavra de Deus.

Abaixo a lista dos Estudos e os links para downloads.

1. Padrões de Moralidade Sexual clique aqui para download
2. "Ficar" e suas Consequências clique aqui para download
3. O Jovem e a Santificação clique aqui para download
4. Conhecendo e Vencendo os Inimigos clique aqui para download

Que Deus continue abençoando mais a nossa Igreja que tem apoiado os Jovens e em momentos difíceis para muitos aparece a oportunidade de crescer espiritualmente. 

Agradecemos a Deus e ao Ministério da Assenbléia de Deus em Pernambuco juntamente com a Coordenação das Uniõs de Adolescentes. 

sábado, 21 de agosto de 2010

Escritura Telepática: o sinal do fim

     Estamos vivenciando os últimos momentos da História. O Arrebatamento da Igreja se aproxima. No entanto, o termo evangelização está adormecido em algumas mentes. Porém, não daqueles que crêem em heresias.
     Esta sendo vinculado através da internet uma mensagem prearando as pessoas para o desaparecimento dos salvos em Cristo. Seus mensageiros também estão distribuindo prospectos nas ruas anunciando sua doutrina. Apesar da mensagem apresentar inúmeras citações bíblicas, não é bíblica, mas, sim, trabalha em favor do Anticristo, que está preparando sua incursão no mundo para reinar sobre a Terra por um período determinado, quando a Igreja for arrebatada. É que essa seita, intitulada "Doutrina do Cordeiro de Deus" ou "Ciência Celeste", tem como fundamento chamado escritura telepática e crença na existência de discos voadores. Ela defende seus preceitos de forma confusa e irrazoável. Os endereços apresentados são do Peru e da Argentina, e os trechos publicados são mal traduzidos do espanhol. Em alguns dos trechos dizem: "A telepatia é o meio de comunicação que [de que] se vale o criador do universo; sempre tem sido assim, no passado as doutrinas dos profetas eram recebidas por telepatia; porque todas as coisas têm um princípio e uma causa de ser. Toda revelação do Cordeiro de Deus, se fará em rolos...". Diante de todas as colocações de tal forma antibíblicas e antilógicas, entendemos que o mundo já está preparado para justificar a Volta de Cristo, porém de maneira mentirosa, notificando que naves espaciais raptarão um povo entre os evangélicos. Podemos observar nitidamente que precisamos colocar "na brecha" e proclamar a mensagem genuína e poderosa da Palavra de Deus enquanto é dia (Jo 9.4). Somos o "sal da terra" e "luz do mundo" (Mt 5.13,14).

Fonte: Mensageiro da Paz nº 1.503 - Agosto de 2010. Página 6. Escrito por Sônia Soares da Cruz (mestre em Teologia com especialização em Ciências Sociais das Religiões e Psicopedagoga).

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Subsídio Lição 08 - João Batista - O Último Profeta do Antigo Testamento

Leitura Bíblica em Classe
Mateus 11.7-15

I. A origem de João Batista
II. A personalidade de João Batista
III. João Batista, o último profeta 


Conclusão

JOÃO BATISTA E A COMUNIDADE DOS ESSÊNIOS


Há ainda hoje quem procure associar João Batista à comunidade dos essênios que viviam em Qumran, no deserto da Judéia nas proximidades do Mar Morto. Josefo descreve o modus vivendi dessa antiga seita judaica em Antiguidades Judaicas, Livro 18, capítulo 1; Guerras Judaicas, Livro 2, capítulo 12. A descoberta de sua biblioteca  a partir de 1949 confirma os relatos do historiador judeu e trouxe à tona muitos detalhes até então desconhecidos. Desde então, não falta especulação sobre a possibilidade de João Batista e até o próprio Jesus terem sido essênios. Os documentos encontrados na região são abundantes, mas nenhuma prova conclusiva ainda foi apresentada. Parece, pois, temerário tentar associar o filho de Zacarias a eles.

Os defensores de um João Batista essênio argumentam que a comunidade era governada por uma hierarquia sacerdotal e João veio de família de sacerdotes. Tanto o filho de Zacarias como o grupo de Qumran compartilhava da visão escatológica, viviam no deserto e praticavam o banho ritual.

A teologia escatológica vem desde Ezequiel e Daniel. A literatura apocalíptica posterior trata basicamente do fim do mundo e do juízo final. Por que João teria que se abeberar em fontes essênias? Josefo e os documentos de Qumran afirmam que os essênios eram contra o ritual do templo de Jerusalém, por essa razão foram viver como eremitas no deserto, afastando-se da sociedade. Além disso, mulheres não eram aceitas na comunidade, mas adotavam crianças. Esses dados por si só mostram que os pais de João Batista não podiam ser essênio, pois Zacarias ministrava o sacerdócio na Casa de Deus, quando o anjo anunciou o nascimento de seu filho e era casado. E João? O texto sagrado afirma: “E o menino crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até o dia em que havia de mostrar-se a Israel” (Lc 1.80). Alguns interpretam que, como seus pais já eram idosos, logo teriam morrido e seu filho teria sido adotado por alguma seita do deserto. É evidente que se trata de interpretação hipotética, pois o deserto, na Bíblia, é sempre apresentado como local de contemplação e inspiração profética, quem não se lembra das experiências de Moisés e Elias? (Ex 3.1; At 7.30; 1Rs 19. 4-7). E João é o último da linhagem dos profetas: “Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João” (Mt 11.13).

Os banhos rituais eram parte da vida dos essênios, ainda hoje podem ser vistas essas banheiras de pedras em Uiad Qumran. Porém, o batismo que João introduziu é outra coisa, muito diferente da prática dessa comunidade do deserto. Segundo Josefo, essa prática visava à purificação do corpo e, sobretudo, era praticado diariamente.

A verdade é que ele realizava batismo ao longo do Jordão, não ficava fixo em um só lugar: “E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados” (Lc 3.3). A Palavra de Deus afirma que:”João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali e eram batizados” (Jo 3.23). Essa região é no norte de Israel, em Bete Shean. Ele realizou também batismo do outro lado do Jordão, onde hoje é a Jordânia: “Essas coisas aconteceram em Betânia, do lado do Jordão, onde João estava batizando” (Jo 1.28). Este é o local do batismo de Jesus.

A mensagem de João não era pensamento humano, nem da escola de Shamai, nem de Hillel, e muito menos dos essênios. É até possível haver alguns pontos de intercessão se forem comparadas todas as idéias religiosas vigentes na época. No entanto, afirmar que o Batista foi essênio ou que recebeu influência deles com base nos argumentos acima apresentados é exagero, é forçar demais a interpretação dos fatos. 

********************************************
Para fazer o download dessse subsídio clique aqui.
Para fazer o download do subsídio enviado pelo Templo Central clique aqui.
********************************************

domingo, 15 de agosto de 2010

Agenda de 16/08/2010 à 22/08/2010

Segunda-feira - 16/08 - Culto de Pregação às 19:00h
Escalado: Dc. Edson Ferreira da Silva
Órgãos escalados:
Harmonia Celeste
União de Adolescentes Nova Aliança

Círculo de Oração durante o dia - Escalado: Pb. Severino Ramos

_______________________________________

Terça-feira - 17/08 - Oração para Mocidade às 19:00h
Dirigentes: Guiomar França e Vasti Barbosa
Órgãos escalados:
Campanha
Coral Juvenil Getsêmane
Discipulado
TODA MOCIDADE
______________________________________

Quarta-feira - 18/08 - Campanha Estadual de Oração - Culto de Oração às 19:00h
Escalado: Pb. Kerginaldo Paulo da Silva
Todos os órgãos estão escalados

______________________________________

Quinta-feira - 19/08 -  Seminário para Casais às 19:00h
Escalado: Pb. Josiel Cavalcanti Soares
Órgãos escalados:
Coral Vozes de Jerusalém
PROATI
Conjunto Musical do Alto da Bondade 1

A Campanha Evangelizadora sai normalmente às 14:00h.

______________________________________
Sexta-feria - 20/08 - Seminário para Casais às 19:00h
Escalado: Pb. Abimael Matias
Órgãos escalados:
Grupo Novo Alvorecer
Comissão
Coral do Alto do Cajueiro
_______________________________________
Sábado - 21/08 - Seminário para Casais às 19:00h
Escalado: Pb. Joel Calado
Órgãos escalados:
Conjunto Musical local
Harmonia Celeste
Coral de Águas Compridas 2
Coral do Córrego do Abacaxi
_______________________________________

Domingo - 22/08

*Manhã - Escola Bíblica Dominical

Lição 08 - João Batista - O Último Profeta do Antigo Pacto

*Tarde - A Campanha Evangelizadora sairá ao campo normalmente às 13:30h

*Noite - Encerramento do Seminário para Casais
Escalado: Ev. Eliel Alves Xavier
Órgãos escalados:
Coral Vozes de Jerusalém
Conjunto Musical
Grupo Novo Alvorecer

sábado, 14 de agosto de 2010

Mensagens que edificam - Pr. Cândido de Freitas - 4 Grandes Verdades

 

7º ANIVERSÁRIO DO VOCAL CANTO ANGELICAL

Em nome do Vocal Canto Angelical queremos convidar a todos para perticiparem do 7º Aniversário de lindo Vocal quem tem cantado a Glória do nosso Senhor.

A Festividade acontecerá neste sábado (14/08/2010) e domingo (15/08/2010) às 18:30h na Assembléia de Deus em VILA ITAPIPIRÉ - ARAÇOIABA  - PE.

Compareçam! Deus certamente se fará presente e coisas grandeosas irão acontecer. 

Não percam, convide seus amigos também.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

6º Encontro de Jovens da Área 26

Veja as fotos do 6º Encontro de Jovens da Área 26 que ocorreu nos dias 06, 07 e 08 de agosto. Foram três dias maravilhosos na presença do Senhor nosso Deus.


Para visualizar melhor as fotos pode-se clicar em cima da apresentação de slides que irá abrir em uma nova janela, podendo assim clicar em uma e depois ir avançando.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Subsídio lição 07 - Os Falsos Profetas

Leitura Bíblica em Classe
Romanos 9.25-29

I. A falsa mensagem profética
II. O falso profeta desmascarado
III. O dom de discernimento é o grande inimigo dos falsos profetas



ACAUTELAI-VOS. OUTRA VEZ VOS DIGO: ACAUTELAI-VOS!

Prezado professor, veja o que diz o texto de Mateus 7.15-20:
Acautelai-vos [grifo nosso], porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conheceres.
A presente perícope (ou parágrafo) do Evangelho de Mateus inicia-se com uma expressão imperativa: Acautelai-vos. O texto orienta o leitor a viver de maneira prudente, vigilante e sóbria.

Por que existe essa necessidade no meio de um povo que confessa o nome de Deus? Porque é no seio desse povo que os falsos profetas manipularão o maior número possível de pessoas destacando as suas principais características:


·         
Simulação da espiritualidade cristã;
·         
O uso da linguagem do povo cristão;
·         
Apresentação de uma suposta autoridade espiritual;
·         
O uso do nome de Jesus para justificar sua fala.
Além das características acima, de acordo com a Didaquê, os falsos profetas têm um apego desenfreado ao dinheiro. O seu verdadeiro deus é a riqueza material. Tudo o que fazem gira em torno da aquisição de tal riqueza. Através da manipulação de um povo carente e simples, os falsos profetas atingem seus objetivos.

Eles, os falsos profetas, também “amam” a multidão. Ela é o seu sustento de vida. Os falsos profetas têm poder porque a multidão, uma vez transformada em sujeito coletivo, proporciona a plataforma ideal para forjá-los como ídolos. E o ídolo é inquestionável, obedecido cegamente, está acima de tudo e de todos. Sua palavra sempre denotará ordem, e se esta não for cumprida há uma “promessa” de maldição na vida do desobediente.

Tudo o que os falsos profetas desejam é serem aclamados como ídolos do povo. Eles sabem que é a multidão que os nomeiam e ratifica suas “autoridade”.

Acautelai-vos”! Esse é o imperativo de Jesus Cristo. Ele nunca foi tão atual! Se os falsos profetas não fossem tão parecidos com os verdadeiros, essa expressão não faria sentido. Por isso o Mestre de Nazaré propõe uma inserção de sobriedade, coerência e senso crítico na mente de todos que buscam honestamente fazer a vontade de Deus.

A melhor maneira de reconhecer a falsidade do profeta é atentando para a produção de seu suposto ministério. Nesse caso algumas perguntas devem ser feitas:

1.       A pregação e a vida de tal profeta coadunam?
2.       Há simplicidade no seu estilo de vida?
3.       Ele costuma bajular uma liderança eclesiástica em detrimento do povo?
4.       O profeta é fissurado em multidão e indiferente aos indivíduos?
5.       Ele sempre deseja os lugares mais altos?



A lista de perguntas pode continuar porque ela é imensa. O povo de Cristo precisa entender que o exercício de investigar, questionar e enxergar não é pecado. O Senhor Jesus Cristo deu todo o aval para que seu povo busque a defesa em sua Palavra. O apóstolo Paulo em sua despedida encorajou os presbíteros de Éfeso a serem cuidadosos por causa dos falsos obreiros que surgiriam entre eles (At 20.30,31). O apóstolo Pedro também foi enfático nessa necessidade informando até que os falsos mestres fariam da igreja negócios (2 Pe 2.3). A realidade é dura: nos últimos dias a avareza tomará conta de todas as relações majoritárias da igreja (2 Tm 3.1-9). Por isso a cautela, o imperativo de Cristo, deve estar nas mentes, dos filhos de Deus, como um software programado está no computador. Os filhos de Deus precisam ser autônomos, como é o software no computador, para discernir, descobrir e enxergar as incoerências feitas em nome de Jesus.

Professor, precisamos colocar essas questões diante dos nossos alunos sem economizar nos detalhes da análise. O seu aluno precisa criar instrumentos autônomos para identificar aquilo que é maléfico para sua vida. O seu trabalho, na lição deste domingo, é conscientizá-lo de que o discernimento, o senso crítico e a prudência são fatores indispensáveis nos dias em que a “mesa do reino” tem sido tão maltratada.
Boa Aula!  


********************************************
Para fazer o download dessse subsídio clique aqui.
********************************************
 

domingo, 8 de agosto de 2010

Agenda de 09/08/2010 à 15/08/2010

Segunda-feira - 09/08 - Culto de Pregação às 19:00h
Escalado: Ax. Alexandre de Andrade
Órgãos escalados:
Discipulado
Crisanças

Círculo de Oração durante o dia - Escalado: Pb. Horácio Paulo

_______________________________________

Terça-feira - 10/08 - Santa Ceia às 19:00h
Escalados: Ev. Carlos Pinto e Pb. Emanuel Anatólio de Brito
Órgãos escalados:
Coral Vozes de Jerusalém
Conjunto Musical 
Harmonia Celeste
União de Adolescentes Nova Aliança
Grupo Novo Alvorecer

______________________________________

Quarta-feira - 11/08 - Campanha Estadual de Oração - Culto de Oração às 19:00h
Escalado: Pb. Kerginaldo Paulo da Silva
Todos os órgãos estão escalados

______________________________________

Quinta-feira - 12/08 -  Culto pela Campanha Evangelizadora na casa do irmão Rosiel Oliveira às 19:00h
Escalados: Fernando Francisco e Bruno Assis

A Campanha Evangelizadora sai normalmente às 14:00h.

Culto Reâmpago na casa do irmão Rosiel Oliveira às 18:00h
Escalados: Weslei e Israel
______________________________________

Sexta-feria - 13/08 -Culto de Doutrina às 19:00h
Escalado: Pb. José Belo Pereira
Órgãos escalados:
PROATI
União de Adolescentes Nova Aliança
União de Adolescentes Casa de Laércio
Discipulado

Vigília das 22:00h às 5:00h.
_______________________________________

Sábado - 14/08 - Culto pela Campanha Evangelizadora na casa do irmão Roberto às 19:00h
Escalados: Givanildo Costa e José André

A Campanha Evangelizadora sai normalmente às 14:00h.

_______________________________________

Domingo - 15/08

*Manhã - Escola Bíblica Dominical

Lição 07 - Os Falsos Profetas

*Tarde - A Campanha Evangelizadora sairá ao campo normalmente às 13:30h

*Noite - Culro do PROATI
Escalado: Ax. Givanildo Hermano
Órgãos escalados:
Coral Vozes de Jerusalém
Conjunto Musical
Coral Juvenil Getsêmane
PROATI
Discipulado

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Subsídio Lição 06 - Profetas Maiores e Menores

Leitura Bíblica em Classe
Romanos 9.25-29

I. Oseias – O Profeta Menor
II. Isaías – O Profeta Maior
III. Classificação dos livros proféticos



VISÃO PANORÂMICA DOS LIVROS
PROFÉTICOS DE ISAÍAS E OSEIAS


ISAÍAS

Isaías é o mais ilustre dos profetas literários e é conhecido como o profeta messiânico, pois é o livro dos Profetas que mais faz menção da vinda do Messias. Nada sabemos sobre Amoz, o pai de Isaías (1.1), mas o Talmude afirma que era irmão do rei Uzias. Se isso puder ser confirmado, então, Isaías era sobrinho de Uzias, rei de Judá. Isaías exerceu o ministério de profeta e conselheiro da corte e viveu entre 740 e 700 a.C. Foi contemporâneo de Oseias, Amós e Miqueias (Os 1.1; Am 1.1; Mq 1.1).

[...] Isaías é o primeiro dos Profetas Posteriores, no Cânon Judaico, vindo logo depois dos livros dos Reis, e é seguido de Jeremias, Ezequiel e os Profetas Menores.  



Conteúdo


O livro apresenta duas partes principais, a primeira (1 – 39) e a segunda são os 27 capítulos (40 – 66), o equivalente aos 39 livros do Antigo Testamento e os 27 do Novo.


Contra as nações inimigas.
Constitui-se de discursos e avisos proféticos visando em primeiro plano tudo o que diz respeito à vida e à piedade, ao bem-estar social e espiritual da nação eleita. Mas há também advertências contra as nações vizinhas, como a Filístia (14.28-32), Moabe (15 – 16), Síria (17), Egito (18 – 20), Edom e Arábia (21.11-17). 

Alusões históricas.
Há ainda nessa primeira parte alusões históricas, como a sua chamada, no capítulo 6, a aliança do Reino do Norte com Rezin, rei de Damasco, para destruir a casa de Davi, ocasião que deu origem à profecia messiânica sobre o nascimento de uma virgem (7.14). Relata ainda como Deus acrescentou mais 15 anos de vida ao rei Ezequias, capítulo 38, e a invasão de Jerusalém por Senaqueribe, rei da Assíria, e a sua derrota (39).

Profecias messiânicas e escatológicas.
Há profecias messiânicas (9.1-6; 11.1); há profecias escatológicas para o Milênio, nos capítulos 2 – 4 e 11. 

Segunda parte.
Trata-se de um discurso profético contínuo e ininterrupto, e nisso difere da primeira parte. Começa com uma palavra de conforto (40.1), tendo como ponto de partida o cativeiro previsto em 39.5-8. É um longo discurso de livramento e de promessas escatológicas, de esperança tanto para Israel como para o mundo, através de Jesus Cristo (60.3; 66.12; Ap 21.24). 


Algumas citações de Isaías no Novo Testamento:

6.9,10
Mt 13.13-15; Jo 12.39-44; At 28.25-27.
8.12
1 Pe 3.14,15.
11.4
2 Ts 2.8
21.9
Ap 14.8; 18.2.
28.16
Rm 9.33; 1 Pe 2.4-6.


OSEIAS


Oseias, Amós e Miqueias viveram na mesma época. Com o profeta Isaías eles formam o quarteto do período áureo da profecia hebraica, entre 790 e 695 a.C. Oseias e Amós eram profetas do Reino do Norte, enquanto Miquéias profetizou em Judá.

Segundo Keil seu ministério durou de 60 a 65 anos. Isso parece ser confirmado pelo próprio texto sagrado: “Palavra do SENHOR que foi dita a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel” (Os 1.1). A soma dos anos desses quatro reis de Judá são 113 anos. Jeroboão II reinou 40 anos (2 Rs 14.23) entre 793-753. Se Oseias começou seu ministério no final do reinado de Uzias e alcançou pelo menos os primeiros anos de Ezequias, fica claro que Oseias exerceu seu ministério por tempo prolongado. 


Conteúdo 


Oseia encabeça a lista dos Profetas Menores. Contém 14 capítulos e está dividido em duas partes principais. A primeira trata-se da biografia do profeta que retrata a história de seu povo, na sua geração (1 – 3); é o sumário do livro. A segunda parte trata do mesmo assunto de maneira mais ampla e detalhada. É o livro do amor de Jeová. Sua mensagem consiste no apelo contra o pecado, advertências sobre o juízo de Deus, o amor eterno de Jeová e a profecia sobre a restauração de Israel, no fim dos tempos. Oseias é citado por nome em o Novo Testamento (Rm 9.25,26) e o livro em outras partes, como a profecia messiânica (11.1; Mt 2.15).

********************************************
Para fazer o download dessse subsídio clique aqui.
********************************************

Canal de Vídeos da AD em Águas Compridas

Canal de Vídeos da AD em Águas Compridas
clique na imagem para abrir o link

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Mapa Assembléia de Deus - Aguas Compridas 1