domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fé é continuar crendo em Deus quando nada mais dá certo

Nos dias das terríveis perseguições, um humilde cristão foi levado à presença dos juízes. Ele afirmou que nada poderia abalá-lo porque ele cria que era verdadeiro para Deus e Deus era verdadeiro para ele. Ele era autêntico para Deus e servia um Deus autêntico.

“Você realmente acha isso? Se condenado à morte, você iria direto à presença de Deus em Sua glória?”, o juiz perguntou-lhe. Ao que o cristão respondeu imediatamente: “Não, eu não acho, eu tenho certeza disso. Eu sei disso.”

No texto de Hebreus 10.32-39, encontramos uma grande ilustração do que é crer em Deus, do que é continuar tendo fé em Deus, mesmo em meio à perseguição. Devemos ter em mente que essa passagem está falando de um povo que estava sendo perseguido.

Perceba as palavras nesse texto: luta, sofrimentos, opróbrio, tribulações, encarcerados, espólio dos vossos bens. Isso descreve a situação que aqueles cristãos estavam enfrentando. Estavam enfrentando momentos difíceis, momentos de grandes perseguições, circunstâncias dificílimas de nuvens carregadas em um cinza escuro. Mas mesmo assim eles continuavam crendo.
Estavam tendo seus próprios bens tomados injustamente, estavam sofrendo a vergonha pública, humilhação, lutando uma luta desigual do gigante do Império contra uma pequena comunidade de pessoas que criam em Deus. E o que fazer diante disso?

Se fôssemos resumir o ensino de Hebreus 10:32-39, o faríamos da seguinte maneira: “A fé cristã dita aos homens a sua conduta, domina as suas ações e ele vive nessa convicção e morre por ela.” A fé cristã consiste em crer em Deus mesmo contra o mundo à nossa volta.
Se nós seguirmos os padrões impostos pela nossa sociedade, talvez até consigamos prosperar mais, até viver melhor, até viver bem, porque existem muitos métodos ilícitos através dos quais você pode ganhar mais dinheiro. Existem muitas maneiras de se dar “um jeitinho", como costumamos dizer na nossa cultura. Nossa sociedade nos dita isso cada vez mais. Inclusive, uma pesquisa recente constatou que não vale a pena ser honesto nesse país.

Porém devemos pensar qual é o padrão que Deus nos tem apresentado, e o padrão de Deus é um padrão de fidelidade, porque a verdadeira fé cristã consiste em crer em Deus mesmo contra o mundo todo.

Precisamos lembrar que mesmo que isso custe agirmos nos padrões de Deus e eles nos colocarem expostos ao opróbrio, à vergonha, à humilhação, como muitas vezes enfrentamos o desconforto e até mesmo a perda de popularidade, a fé cristã consiste em enfrentar todas essas coisas, consiste em crer em Deus mesmo contra o mundo inteiro.
A convicção cristã, a fé nos diz que é melhor sofrer com Deus do que prosperar com o mundo. Crer em Deus significa continuar confiando no Seu caráter, mesmo que isso nos custe o mundo inteiro à nossa volta. Porque a fé cristã dita aos homens a sua conduta, a sua maneira de viver, ela domina as nossas ações. E o homem de Deus, o homem espiritual, é alguém que vive nessa convicção e morre por ela, se necessário for.

O cristão, portanto, não tem dúvidas de que é melhor permanecer com Deus do que se render às recompensas breves deste mundo, porque com Deus ninguém perde definitivamente. Noutras palavras, quando confiamos em Deus, não existem perdas eternas.

O Senhor Jesus Cristo, grande galardoador, o grande recompensador, Ele retornará e nos recompensará por nossas ações. Por essa razão, temos muito mais vantagem se permanecermos fiéis com Ele e respondermos como aquele humilde cristão que apresentamos na introdução dessa mensagem que disse: “Eu não acho que irei à presença de Deus se eu partir agora. Eu sei que irei para a presença Dele, eu estarei na presença do meu Deus”. Isso é fé.
A verdadeira espiritualidade é manifestada através da fé que temos, através da confiança que exercemos no nosso Deus. Não importa o que venha à nossa volta. Essa é a razão pela qual é dito em Hb 10.38: “Todavia o meu justo viverá pela fé, e se ele retroceder nele não se compraz a minha alma”, porque é incompatível dizermos que somos de Deus e não confiarmos Nele.
Leandro Tarrataca

Um comentário:

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Mapa Assembléia de Deus - Aguas Compridas 1