terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Benaías - O Senhor Edifica!

BENAÍAS! O SENHOR EDIFICA! 

 “Também Benaías, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.” (2°Sm.23:20) 

Durante o período em que foi perseguido pelo rei Saul, aos poucos, aglomerou-se ao redor de Davi uma força de combate composta pelos mais diferentes tipos de pessoas: Parentes; Endividados; Proscritos da Sociedade; Descontentes de todos os gêneros. 

“Davi se refugiou na caverna de Adulão; quando ouviram isso, seus irmãos e toda a casa de seu pai desceram para ter com ele. Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, os endividados, e os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns 400 homens.” (1ºSm.22:1,2).

Apesar das diferenças, estes indivíduos tinham algo em comum: A LEALDADE TOTAL A DAVI! 

O início do relacionamento entre Davi e Benaías provavelmente veio dessa época, quando o homem segundo o coração de Deus refugiava-se no deserto para se livrar das investidas de Saul. 
Entre esses guerreiros destacavam-se dois grupos militares de elite: “Os Três” e “Os Trinta”. Mesmo que não estivesse entre “Os Três”, o qual era composto por Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá: 

“Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez. E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o SENHOR efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo. E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.” (2ºSm.23:8-11), Benaías era considerado por Davi como “valente e de grandes feitos” e contado com maior honra do que qualquer outro pertencente ao destacamento “Os Trinta” (1ºCr.11:22-25). 

Benaías observou que seu líder era fiel a Deus, e decidiu ser leal a Davi. E assim foi, até os últimos dias de vida do rei. O monarca o colocou como chefe de sua segurança pessoal: 

“Também Benaías, filho de Joiada, era homem valente de Cabzeel e grande em obras; feriu ele dois heróis de Moabe. Desceu numa cova e nela matou um leão no tempo da neve. Uma vez ele matou um egípcio que tinha dois metros e quarenta centímetros de altura. A lança do egípcio era tão grossa como o eixo que os tecelões usam. Mas Benaías o enfrentou apenas com um cajado. Arrancou dele a lança e com esta matou o adversário. Ele era quase tão importante como Os Três, e era mais nobre do que Os Trinta. Davi nomeou Benaías como capitão da sua guarda pessoal.” (1ºCr.11:22-25). 

Sua lealdade era tal que recusou-se a participar da rebelião de Adonias (filho de Davi, que desejava suceder o pai no trono). Permaneceu ao lado do rei, apoiando-o em suas escolhas: 

“Porém Zadoque, o sacerdote, e Benaías, filho de Joiada, e Natã, o profeta, e Simei, e Reí, e os valentes que Davi tinha não apoiavam Adonias.” (1ºRs.1:8). 

Além de se tornar encarregado da segurança pessoal de Davi, o rei confiou a Benaías as providências necessárias para que Salomão fosse proclamado rei:

“Disse o rei Davi: Chamai-me Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaías, filho de Joiada. E eles se apresentaram ao rei. E o rei lhes disse: Tomai convosco os servos de vosso senhor, e fazei montar meu filho Salomão na minha mula, e levai-o a Giom. Ali, Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungirão rei sobre Israel; então, tocareis a trombeta e direis: Viva o rei Salomão! Subireis após ele, e virá e se assentará no meu trono, pois é ele quem reinará em meu lugar; porque ordenei seja ele príncipe sobre Israel e sobre Judá. Então, Benaías, filho de Joiada, falou ao rei: Amém! Assim o diga o Senhor, Deus do rei, meu senhor. Como o Senhor foi com o rei, meu senhor, assim seja com Salomão e faça que o trono deste seja maior do que o trono do rei Davi, meu senhor. Então, desceram Zadoque, Natã e Benaías, e a guarda real, e fizeram montar Salomão a mula que era de Davi e o levaram a Giom. Zadoque, o sacerdote, tomou do tabernáculo o vaso do azeite e ungiu a Salomão; tocaram a trombeta, e todo o povo exclamou: Viva o rei Salomão! Após ele, subiu todo o povo, tocando gaitas e alegrando-se com grande alegria, de maneira que aquele som parecia fazer tremer a terra.” (1ºRs.1:32-40).   

No governo de Salomão, o fiel guerreiro de Davi tornou-se um dos principais homens do país, ou seja, O Comandante do Exército da Nação: 

“O rei Salomão reinou sobre todo o Israel. Eram estes os seus homens principais: Azarias, filho de Zadoque, o principal. Eliorefe e Aías, filhos de Sisa, eram secretários; Josafá, filho de Ailude, era o cronista; Benaías, filho de Joiada, era comandante do exército; Zadoque e Abiatar eram sacerdotes.” (1ºRs.4:1-4). 

1)E QUANTO A VOCÊ, TEM SE MOSTRADO UMA PESSOA LEAL? 
“Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel quem poderá achar?” (Pv.20:6). 

2)OS SEUS PASTORES SÃO HOMENS DE DEUS? 
“Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mt.7:17-20)

3)EM SUA VIDA, VOCÊ SENTE OS EFEITOS DO MINISTÉRIO DE SEUS PASTORES? “Estaremos nós começando a ser como aqueles falsos mestres entre vocês, que precisam lhes contar tudo a respeito de si mesmos, e levar consigo longas cartas de recomendação? Acho que vocês mal precisam de uma carta de alguém para falar-lhes a nosso respeito, não? E nós tampouco precisamos de uma recomendação de vocês! A única carta que eu necessito são vocês, vocês mesmos! Só em ver a boa mudança em seus corações, todos podem notar que fizemos uma obra de valor entre vocês. Eles podem ver que vocês são uma carta de Cristo, escrita por nós. Carta escrita não com pena e tinta, mas pelo Espírito do Deus vivo; não esculpida na pedra, mas em corações humanos. Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.” (2ºCo.3:1-5). 

4)SEUS PASTORES LHE ENSINAM QUE A PORTA É ESTREITA? ·
“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mt.7:13,14). 

5)SEUS PASTORES LHE DESAFIAM A SEGUIR SEUS EXEMPLOS? 
“Ainda que vocês possam ter dez mil outros para ensiná-los a respeito de Cristo, lembrem-se que vocês têm só a mim como seu pai. Porque fui eu que os levei a Cristo quando lhes preguei o Evangelho. Portanto, sigam o meu exemplo e façam como eu.” (1ºCo.4:15,16)

6)SE VOCÊ SABE A QUEM SEUS LÍDERES SEGUEM, SERÁ FÁCIL DECIDIR SE ELES MERECEM A SUA TOTAL LEALDADE! AGORA, RESPONDA: QUANTO ESFORÇO VOCÊ TEM EMPENHADO PARA APOIAR OS SEUS PASTORES NA CONDIÇÃO DE GUIAS DO REBANHO? 
“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.” (Hb.13:17). 

BENAÍAS FOI FIEL A DAVI ATÉ O FIM! E VOCÊ, É UMA PESSOA LEAL?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Mapa Assembléia de Deus - Aguas Compridas 1