segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O que a Bíblia diz sobre as drogas?

        A Palavra de Deus não se restringe a combater os vícios mas também trata da libertação do viciado. Quando falamos em drogas estamos a nos referir sobre toda substância química natural ou de ordem sintética que gera alteração nas funções do comportamento do corpo humano, atuando diretamente no sistema nervoso central. E a sociedade atual, em pleno Século XXI, consideram a existência de drogas lícitas (medicamentos) e drogas ilícitas. 

Existem dois tipos de drogas: as calmantes (ou tranquilizantes) e as drogas alucinógenas. E quando paramos um pouco para avaliar como se dá essa dependência de pessoas às drogas, podemos dizer que tudo começa pela experimentação. Este é o primeiro estágio do drogado. No início ele foi um experimentador. Provavelmente, pelo efeito das drogas a pessoa vem a se tornar um usuário ocasional, ou seja, de vez em quando usa drogas. Porém, mais uma vez o efeito danoso da droga pode fazer com que ele se torne um usuário funcional, que só consegue produzir um resultado com ou pelo efeito da droga. Até que infelizmente ele se torne um usuário disfuncional, dependente, ao ponto de vender objetos e causar danos à vida familiar só para poder comprar e usar drogas.
Mas, o que leva muitos adolescentes, jovens e adultos a se drogarem? A resposta é um conjunto de fatores que podemos tentar condensar em quatro categorias: a influência de falsos amigos, a curiosidade, o desajuste familiar e a influência maligna. 

Um dos possíveis fatores que levam adolescentes, jovens e adultos a usarem drogas é a influência de falsos amigos (Sl 42.7 – “um abismo chama outro abismo”). Isso afirmamos porque os viciados geralmente passam para os outros a ideia de que as drogas são desejáveis. E muitos acabam se deixando envolver para não ser diferente do grupo ou para não sofrer pressão dos outros. 

Em segundo lugar, uma das características dos adolescentes e dos jovens é a curiosidade. E o perigo é não saber discernir entre o bem e o mal. Neste sentido, a curiosidade leva a experimentar certas coisas, como os tóxicos, conduzindo as pessoas à dependência ou à morte. Mas a recomendação bíblica para todos que me ouvem é: Ec 12.1 e II Tm 2.22. 

Outro fator que leva os adolescentes e jovens a usarem drogas está associado ao desajuste familiar, pois pesquisam comprovam que os viciados em drogas, em sua maioria, são oriundos de lares desajustados. Por falta de uma educação adequada, de afeto, de carinho e de uma educação cristã, muitos se deixam levar pelos colegas da escola ou de trabalho e enveredam pelo caminho dos vícios, alcoolismo, drogas e prostituição. 

E, por trás dos vícios existe uma influência maligna, com o intuito de escravizar o ser humano e distanciá-lo de Deus. É por isso que em Jo 10.10 está escrito que ele veio para roubar, matar e destruir. Mas se você se encontra numa vida de dependência das drogas, saiba hoje que Jesus veio para desfazer as obras do Diabo, e te dar vida, e vida com abundância. A Bíblia tem sempre algo a dizer sobre todo e qualquer problema social. Em Ef 5.18, por exemplo, a Bíblia já nos aponta um perigo dos vícios - a contenda, e por isso é que a Palavra de Deus convida o homem a se encher apenas do Espírito Santo de Deus. Até porque acreditamos que o uso do fumo, das bebidas alcoólicas e das drogas promovem a destruição do corpo. 

Mas a Palavra de Deus não se restringe a combater os vícios mas também trata da libertação do viciado. Observe o que diz Is 55.2, 3a. Infelizmente a mídia promete momentos agradáveis, amigos, mulheres e sucesso, mas a Bíblia admoesta sobre as consequências das drogas (Pv 20.1). 

Hoje, infelizmente, o consumo de bebidas alcoólicas está muito difundido entre os adolescentes e jovens. O impacto do consumo de álcool e das drogas nas pessoas e famílias é devastador: momentos ruins e violentos, menos amigos, prejuízos físicos, depressão, problemas financeiros e relacionamentos destruídos. Seria bom que os anúncios de bebidas alcoólicas divulgassem os efeitos negativos do uso desses produtos e das drogas. 

Mas, por que a Bíblia condena o uso de drogas? Em primeiro lugar, porque as drogas são um pecado contra o corpo (I Co 6.18-20). Em segundo lugar, as drogas escravizam as pessoas. E Deus não criou o homem para viver dominado pelo vício (I Co 6.12). Em terceiro lugar, as drogas causam sofrimento para o usuário e para o próximo. E no final de tudo o usuário é o maior prejudicado. Há viciados que roubam dinheiro e objetos de casa para trocar por droga. Há viciados que largam o trabalho e deixam a família padecer necessidade. Outros chegam até a entrar para o mundo do crime, se tornam até agressivos, e com isso sofrem a família e os amigos mais próximos. Em quarto lugar, as drogas sustentam o mundo do crime, movimentando bilhões de reais e enriquecendo os malfeitores, o que implica no aumento da violência urbana. E por fim, porém não menos importante, as drogas afastam o viciado de Deus. 

Mas, graças a Deus que a notícia deste dia é que há esperança e solução para o viciado. Caso você tenha problemas com drogas ou conviva com algum viciado em sua família, o Deus Todo Poderoso pode libertá-lo agora mesmo. (Jo 8.32, 36 e Sl 37.5). 

Fonte: site IEADPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Assembléia de Deus Águas Compridas 1

Mapa Assembléia de Deus - Aguas Compridas 1